Sou Doutora e Mestre em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, com pós-doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Universidade Federal Fluminense. Minha trajetória como cientista caminha lado a lado com uma escuta comprometida aos saberes ancestrais e comunitários — uma ciência que não se faz em laboratórios isolados, mas que reconhece e respeita os territórios, suas histórias e as resistências que os sustentam.
Filha da Baía de Guanabara, criada na Ilha de Itaoca, em São Gonçalo, iniciei ainda jovem minha caminhada no ativismo ambiental, como integrante do primeiro ecoclube da ONG Guardiões do Mar. Desde então, venho trilhando um percurso que une ciência, território e participação social.
Atualmente pesquisadora e responsável técnica da ONG Guardiões do Mar, desenvolvendo pesquisas em ecologia de manguezais, restauração de áreas costeiras degradadas, educação ambiental e nas interações entre organismos marinhos e os parâmetros físico-químicos dos ecossistemas costeiros.
Recentemente, tenho contribuído com ações de restauração ecológica no território do Quilombo do Feital, onde participei do levantamento territorial em apoio à luta pela demarcação. Esse trabalho acontece lado a lado com a comunidade, sempre com respeito às memórias, às vozes e à resistência que sustentam esse chão.
Acredito que não existe ciência sem território, nem conservação ambiental sem justiça social.