Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Paisagens (NIPP) da UFF. Comunicadora social e ativista ambiental, faz parte do GT de Mulheres Negras pelo Oceano.
Conheci o Quilombo do Feital através da ONG Guardiões do Mar em 2022, e desde então não sai mais de lá. O afeto e a energia que a Val e sua família nos recebe é imensurável, assim como a parceria e a confiança que depositam no meu trabalho. É um privilégio estar presente nesse território.
Realizei entre 2022-2024, uma pesquisa etnobotânica junto a família da Val, no Quilombo do Feital, uma das primeiras famílias fundadoras do território quilombola. O estudo teve como objetivo conhecer quais as espécies utilizadas pela comunidade, assim como seus usos associados. Também foram classificados quanto ao nível de conservação, e dentro das categorias de uso: alimentícia, medicinal, ornamental, utilitário e ritualística. O objetivo final é entregar um catálogo de todas as plantas presentes no território, de importância econômica e cultural, fortalecendo os laços existentes entre a comunidade e a biodiversidade